• Paulo Rogério Morschbacher

6 estratégias de marketing para alavancar suas vendas

O mundo digital está conquistando cada vez mais espaço e tem sido um dos principais meios de estratégias para empresas conquistarem mais vendas.



Com a Internet, as pessoas passaram a ter acesso mais fácil à informação e maior autonomia, o que mudou completamente a tomada de decisão e de compra do consumidor.


A partir daí, as empresas perceberam que não era possível continuar a atrair clientes seguindo as mesmas estratégias. Foi necessário reconsiderar suas ações, valores, missão e principalmente táticas de vendas, considerando o impacto do digital.


Quando se trata da propagação e aumento no volume de vendas, é difícil não pensar em marketing digital, porque é no digital que a maioria da população está.


Com objetivo de alcançar maior visibilidade, propriedade e fortalecer a imagem da sua marca em relação ao mercado, a promessa do marketing digital é de garantir maior envolvimento com seus consumidores.


Inclusive com o marketing que não tem em seu foco o digital, mas que acaba por aplicá-lo em suas estratégias, ou seja, um completa o outro.


A seguir listamos 7 estratégias que podem alavancar suas vendas, independente de seu segmento:


1 - Anúncios

Os links patrocinados são anúncios que aparecem frequentemente no Google, em texto simples, de acordo com os termos procurados.


Por exemplo, quando alguém busca no Google por "clareamento consultório" ou "lente de contato dente", os links patrocinados serão os primeiro colocados no ranking, ou seja, são os primeiros que aparecem para o usuário.


Inclusive, algumas redes sociais também trabalham com o anúncio de links, como o Facebook, Instagram e LinkedIn.


Esta é uma ferramenta para aqueles que procuram resultados rápidos e precisos, além da colocação no google, ainda garantem outras vantagens, como:


  • Aumento de tráfego na página;

  • Maior visibilidade;

  • Baixo investimento;

  • Aumento de geração de leads


2 - E-mail marketing

O uso do e-mail marketing garante um canal direto de comunicação com o cliente final, e assim, permite o fortalecimento de relação e aproximação com seu público-alvo.


Porém mesmo que valha a pena, é uma ferramenta que exige maior atenção e cuidado, isso porque se sua chamada para o e-mail for com termos de “venda”, “promoção”, “desconto”, entre outros, há grande chances do seu e-mail ir direto para a lixeira.


Além disso, preste atenção na estrutura do seu HTML, para gerar confiança e não ser considerado spam logo de cara.


E ainda garantindo que seu e-mail não vá direto para lixeira ou mesmo para o spam, anote essa dica: nunca compre base de e-mails prontas.


Lembre que sua intenção aqui é estreitar sua relação com seu consumidor, então garanta uma boa seleção de leads para isso.


Assim você otimiza seu trabalho, disparando para leads qualificados com maior chance de retorno e ainda impede que boa parte do seu trabalho, se torne spam, não é mesmo?


3 - Blog / site

Ambos são muito importantes para qualquer negócio e fazem muita diferença quando o assunto é visibilidade, credibilidade e consequentemente, número de vendas.


O site é a “cara” do seu negócio, é onde o consumidor pode encontrar sua história e a de sua marca: de onde vem, quais valores, qual sua equipe, seus contato, localização, etc.


Além de informações gerais, um site é mais valorizado e tem maior propriedade quando contém um blog.


Este é o espaço onde você estará livre para tratar de várias questões de seu segmento, todas as possibilidades estão em suas mãos, tendo em conta as buscas que seu público-alvo tem feito.


O Google fornece ferramentas para acessar as palavras mais procuradas pelos usuários e pode ser usado como uma base para criar as diretrizes dos temas que irá abordar.


Por exemplo, se você possui um consultório odontológico, os usuários podem estar à procura de informação como "aparelho dental transparente" ou "clareamento dental com moldeira."


A idéia é fortalecer a imagem da sua marca no mercado, gerando autoridade e confiança.


4 - Redes Sociais

É através delas, que você pode mostrar a personalidade da sua marca, complementando o site e o blog. Inclusive, essa é uma boa forma de divulgar conteúdo do seu blog através de chamadas para leitura de conteúdo completo.


Mas antes de qualquer coisa, você deve estudar o seu público e descobrir onde estão e o quais seus interesses, só assim seu investimento será eficaz e no canal certo. Afinal, não adianta investir no LinkedIn se seu público se encontra no Instagram ou vice-versa.


Ao conhecer seu público saberá como se comunicar com eles e chamar sua atenção, além de facilitar na escolha do formato que irá seguir em cada rede.


Lembrando que cada rede tem suas próprias ferramentas e abordagens, mesmo com um mesmo conteúdo a forma de comunicar em cada uma deve seguir seus padrões de linguagem. Então anota essa dica: Estude seu cliente e as redes em que se encontram.


5 - SEO

Conhecido como SEO, o Search Engine Optimization é basicamente o braço direito do Marketing Digital.


Todas as dicas acima aplicam esta ferramenta. É uma metodologia aplicada para otimizar todos os textos de todas as páginas, de acordo com os requisitos da Google.


Afinal, para o Google deixar sua página nas primeiras posições de busca, você precisa seguir suas exigências.


6 - Customer Success

Esse é um dos mais novos conceitos de marketing, aplicado geralmente em grandes empresas, onde se refere a venda e atendimento diferenciado.


A ideia é colocar o sucesso do seu cliente em primeiro lugar, para isso a cultura da empresa precisa se adequar, tendo maior preocupação em entender a necessidade do cliente e realizar uma venda de qualidade. E mais que isso, mesmo depois do consumidor realizar a compra, surge o pós venda.


Onde o cliente continua sendo acompanhado, confirmando a qualidade e resultado do produto ou serviço adquirido. Esse processo aumenta a fidelização de clientes e o sucesso tanto do consumidor quanto da empresa.


Afinal, quem diz que atendimento e qualidade não caminham junto com o marketing, está por fora, não é mesmo?!


Mas não se esqueça que não há receita de bolo

Acompanhar as mudanças no mercado, os consumidores e o público-alvo é um conselho essencial e necessário para ser seguido, independentemente do seu negócio.


Mas como você vai fazer isso, é um processo único, pois as estratégias que podem funcionar para segmento pode não ser a melhor escolha para outros.


O marketing faz a diferença no processo de agregar valor à sua marca e a estar perto de seu público, mas existem milhões de ferramentas que podem ser aplicadas, está em suas mãos escolher a que mais se encaixa para o seu segmento e seu público.


Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Vue Odonto


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